Conhecimento e transparência

Queremos que você entenda como funciona a prospecção de novos poços artesianos!

Ótimo! Você quer perfurar um poço artesiano então? Para fazer isso, é importante você conhecer qual o correto processo e os riscos envolvidos na perfuração e na escolha de um bom equipamento!

Antes de mais nada, vamos dividir o processo de perfuração do poço artesiano em 4 etapas:

1° Etapa: Estudo geológico e definição do projeto

Para a perfuração de um poço, antes deve ser feita uma pesquisa geológica e hidrogeologia da região para a definição do tipo de projeto mais adequado, o tipo e método mais indicado de perfuração, a assertividade na aproximação da profundidade estimada e a vazão pretendida ou esperada.
Após a definição do projeto e os estudos necessários, é feita a apresentação do orçamento e fechamento da proposta contemplando os seguintes itens:
Pedido e obtenção de licença de perfuração, perfuração e construção do poço artesiano, teste de vazão de 24 u 36 horas conforme norma e análise de água simplificada conforme resolução SS-65.

2° Etapa: Licença de perfuração

É necessário ser expedida uma licença específica, pelos órgãos competentes estaduais, para que torne possível a liberação na construção e perfuração de um poço, mas nós cuidaremos de tudo e esse processo já está incluso no orçamento aprovado por você!

3° Etapa: Teste de vazão

Após a perfuração e construção de um poço, é necessária a realização de um teste de vazão, com equipamentos apropriados e adequados para cada situação, conforme normas, contemplando 24 ou 36 horas de bombeamento, iniciando as medições de minuto a minuto e finalizando de hora em hora. Em alguns casos é necessário que o teste seja feito de forma escalonada com vazão máxima e após 25% , 50% e 75% da vazão máxima obtida, tudo isto para se obter os parâmetros hidrodinâmicos do poço e sua real vazão, para posterior dimensionamento do conjunto de recalque (bomba) ideal para a extração da água do seu poço artesiano.

4° Etapa: Equipamentos e licença de uso

O próximo passo é o dimensionamento dos equipamentos de recalque (bomba), a apresentação do orçamento e o fechamento da proposta destes equipamentos e das licenças e regularizações contemplando a devida análise conforme pede a portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde para uso do poço artesiano.
Após tudo regularizado, programamos a compra dos equipamentos e montagem dos mesmos, a confecção de documentos, relatórios, emissão de ART e ingresso dos documentos finalizados com a entrada do pedido de licença de uso junto aos órgãos competentes.
Nós acompanhamos todo o processo burocrático até o seu deferimento final.

Pronto!
Agora você já pode aproveitar seu
poço artesiano devidamente licenciado!

Além da perfuração, colocação de bombas e regularização, também é preciso cuidar do seu poço artesiano!

Você pode pedir um orçamento bem rápido, vamos lá!